Carta de um Pai

Carta de um Pai

Nossa língua é rica em belas palavras, mas uma delas é linda pelo seu significado e pela nobreza que seu sentimento representa: gratidão, que é “a ação de reconhecer ou prestar reconhecimento a alguém por uma ação ou benefício recebido” 

Como pai, escrevo essas palavras para vocês, meus queridos Professores e Professoras, Sra. Iolanda De Benedetto, Diretora do Colégio ESI SÃO JOSÉ e funcionários, para registrar o imenso sentimento de gratidão que eu e minha família estamos sentindo nesse momento com a aprovação do meu único filho, Gabriel Silvério Assunção, que acaba de receber a notícia de estar na primeira lista de aprovados na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a POLI. 
Voltando ao passado, lembro-me de que a Claudia, mãe do Gabriel, pesquisou nada menos que vinte escolas no ABC para que pudéssemos nos decidir em matriculá-lo no ESI SÃO JOSÉ em virtude de diversos fatores como: tradição no ensino, religiosidade, localização e estrutura. 
Em 30/01/2006 às 07h05min registramos através de uma foto o ingresso do pequeno Gabriel na entrada da escola, em seu primeiro dia de aula, e ficamos com o coração partido ao deixarmos nosso menino ali e irmos embora, mas certos de que havíamos tomado a decisão acertada. 
Os anos foram passando e com eles conhecemos melhor a escola, participando em todas as reuniões de pais, religiosamente, mesmo que não tivéssemos motivo para tratar de notas, mas para nos aproximar dos professores e da direção, sabermos sobre sua disciplina, comportamento e além disso demonstrar ao nosso filho o quanto o amamos e nos preocupamos com ele e seu futuro. 
No sexto ano, se não me engano, conversei com a Irmã Daugna a respeito da viabilidade de deixar ou não o Gabriel na escola no Ensino Médio, sendo tranquilizado por ela na ocasião. No ano seguinte ocorreu a mudança do sistema de ensino para o ETAPA, fundamental para confirmar a minha decisão em deixa-lo no ESI SÃO JOSÉ. 
Lembro-me do quanto era prazeroso o dia da reunião, sempre escolhia alguns professores para falar e recebia muitas dicas interessantes e elogios, voltava pra casa com toda aquela informação para passar para o Gabriel. Dicas do Prof. Roberto, observações do Prof. Darsilvio, comentários do Prof. Kaio, relatos doces e intermináveis da Prof. Valquíria e Profª Mara, as Irmãs Daugna e Algma, conversas com a Diretora Iolanda e tantos outros professores que estão ou já não estão mais na escola, pelos quais tenho muito carinho. 
Digo que esse contato dos pais com os professores é fundamental para o sucesso, pois trocamos experiências, aperfeiçoamos nossas ações, corrigimos algumas falhas e fazemos o aluno, que é o nosso principal foco, se sentir importante, querido, amado. 
Tantas festas juninas, missas, solenidades, homenagens e reuniões me trazem muita saudade, sem contar minhas sugestões junto a Direção, que não foram poucas, mas acreditem, foram sempre dentro das melhores intenções, que eram a de se corrigir eventuais falhas, sugerir aprimoramento de serviços e atendimento. 
Não só o aspecto pedagógico, mas a disciplina, sim, a disciplina oferecida pela escola foi o diferencial que me fez deixar meu filho permanecer na instituição de ensino. 
Nos dias de hoje, em que as pessoas são tão carentes de valores e referências, não poderia errar na escolha que teria impacto direto na formação do caráter e ensino do meu filho e tenho a certeza hoje de que a escolha foi acertada, vocês foram a minha escolha, todos vocês, profissionais pelos quais tenho o mais profundo respeito, consideração, admiração e GRATIDÃO. 
 
Desejo que essas palavras cheguem a cada um de vocês, que penetre no coração de vocês e que fique lá dentro, para sempre, guardadas, para que sempre se lembrem de que a dedicação e o carinho com o qual conduzem o ensino e formam nossas crianças é a matéria prima para a edificação de uma sociedade melhor. 
 
Tenham a certeza de que cumprem seus papeis de Educadores com maestria, com perfeição, com muito carinho e amor e peço que continuem assim e tenham orgulho de serem Professores, pois eu tenho muito orgulho de vocês. 
Muito obrigado a todos vocês e que Deus os abençoe e ilumine sempre, vocês são as luzes que iluminam o caminho do futuro do nosso país, muito obrigado e tenham sempre o meu profundo respeito e carinho. 

Roberto Ramos Assunção  

 Santo André, 02 de fevereiro de 2017 

plugins premium WordPress
WhatsApp