Quem Somos

Nossa Missão

Promover uma educação de excelência na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a Cidadania Universal, fundamentada nos valores cristãos.

Valores

Expressam aquilo que acreditamos e implementamos em tudo o que fazemos, garantindo o melhor para toda a comunidade ESI Colégio São José.

Nossos Diferenciais

Ambiente acolhedor e seguro.

Disciplina e organização.

Qualidade de ensino: entre os 5 melhores de Santo André no ENEM e em eficiência de aprovação em universidades públicas.

Sistema de Ensino SAS da Educação Infantil até o Ensino Médio

Uma das melhores infraestruturas da região.

Compromisso com a formação moral dos alunos.

Tradição (há mais de 80 anos em Santo André).

Corpo docente de alto nível e alinhado aos valores pedagógicos e morais da instituição.

ESI English: ensino bilíngue em parceria com a Universidade de Cambridge e Inglês na escola: parceria com a Cultura Inglesa no período complementar desde o 1º Ano do Fundamental.

Treinamentos esportivos que visam a formação de novos atletas.

História

Em 6 de junho de 1944, a Casa da Criança de Santo André foi oficialmente autorizada a funcionar sob o título de Externato São Carlos, por ser dirigido pelas Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo ­ Scalabrinianas, cuja presença e atuação foram de fundamental importância para que as crianças atendidas (em sua maioria filhos de operários e domésticas que necessitavam de uma creche) recebessem formação religiosa e acadêmica de alto nível de acordo com as respectivas faixas etárias.

No entanto, a comunidade preferiu que fosse mantida a denominação original e a Casa da Criança se manteve em funcionamento à Rua Padre Luiz Capra, 84, Vila Assunção. De acordo com os registros oficiais, as séries devidamente estruturadas iniciaram-se em 1957, com um total de 334 alunos divididos em 11 turmas de 1ª a 4ª séries.

De 1962 (já com o dobro de alunos) a 1971, a Casa da Criança de Santo André foi locada para o SESI, como Escola Particular ­ Centro Educacional n° 134, tendo um corpo docente e administrativo composto pelas Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo ­ Scalabrinianas e funcionárias do próprio SESI. Nesta época, o curso pré-escolar funcionava no mesmo estabelecimento sob orientação das Irmãs. Em 1972 a denominação passa a ser Casa da Criança São José e em 1974 fica autorizado oficialmente o funcionamento de 5ª a 8ª séries.

No ano de 1981 a escola recebe finalmente a denominação de Colégio São José que, organizado como instituição apolítica, tem como objetivos gerais proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de potencialidades para sua autorrealização; prepará-lo para o exercício consciente da cidadania e o prosseguimento do estudo; observar as determinações da Lei n° 9394 e demais disposições legais atinentes e aplicáveis, especialmente:

De 1962 (já com o dobro de alunos) a 1971, a Casa da Criança de Santo André foi locada para o SESI, como Escola Particular ­ Centro Educacional n° 134, tendo um corpo docente e administrativo composto pelas Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo ­ Scalabrinianas e funcionárias do próprio SESI. Nesta época, o curso pré escolar funcionava no mesmo estabelecimento sob orientação das Irmãs. Em 1972 a denominação passa a ser Casa da Criança São José e em 1974 fica autorizado oficialmente o funcionamento de 5ª a 8ª séries.

No ano de 1981 a escola recebe finalmente a denominação de Colégio São José que, organizado como instituição apolítica, tem como objetivos gerais proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de potencialidades para sua auto-realização; prepará-lo para o exercício consciente da cidadania e o prosseguimento do estudo; observar as determinações da Lei n° 9394 e demais disposições legais atinentes e aplicáveis, especialmente:

I. Preparar para a prática sadia da cidadania desenvolvendo a vivência comunitária à luz dos princípios cristãos.

II. Propiciar experiências que favoreçam o reconhecimento da realidade enquanto fonte geradora de conhecimento;

III. Desenvolver os componentes curriculares tendo o conhecimento como um todo, integrado e interdisciplinar.

IV. Possibilitar, através da metodologia correta do desenvolvimento do currículo pleno, a verificação de que o processo de aprendizagem é o caminho seguro para a recuperação da cultura em nível pessoal e/ou social.

V. Buscar o aperfeiçoamento pessoal, visando:

1. A conquista da liberdade e seus valores.
  2. As condições para o desenvolvimento de um indivíduo consciente, extrovertido, comunicativo e justo no relacionamento com os outros.
  3. A formação cristã de um ser criativo e participante da vida comunitária.
  4. Intensificar o crescimento constante da fé.
  5. Fundamentar os níveis nas práxis da fé e da evangelização.

Em 1987 o Colégio mudou-se para o atual endereço (Rua Kasato Maru, 190 ­ Bairro Silveira) com suas novas instalações, oferecendo hoje aos seus alunos o que há de mais moderno em:

Laboratório de idiomas

Laboratório de informática

Laboratórios de física, química e biologia

Ginásio de esportes

Espaço cultural para teatros e apresentações

Salas multimídia

Sala Maker