Dia dos Professores

Feliz Dia dos Professores 2021. "Educação não pode transformar o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo" - Paulo Freire.

Dia dos Professores 2021

No Dia dos Professores, em outubro de 2020, falamos das lutas de um ano mais que desafiador, falamos da dor de quem foi ponte e estrada, falamos do susto, do medo e da garra. Não nos abraçamos. O presente foi embalado com todos os protocolos de biossegurança, não teve café na hora do intervalo, os corredores da escola estavam vazios.

Em outubro de 2020, quando escrevi: “Feliz Dia dos Professores”, meu coração assustado transbordava de orgulho e gratidão. Não sabíamos como seria o momento seguinte, mas em meio a tantas lives, links, reuniões e replanejamentos, no lugar onde o medo e a coragem se encontram, lá estavam vocês, de mãos dadas e olhos atentos. A direção desta escola, que mudou de forma e de lugar, foi se fazendo guiada por essas mãos e esses olhos.

Em outubro de 2021, começo a escrever “Feliz Dia dos Professores” e me lembro de cada um, quase escuto as batidas dos corações. Como em um filme, vejo a imagem das primeiras reuniões sobre os novos procedimentos, a semana do retorno presencial, as transmissões simultâneas das aulas, o dia da primeira dose da vacina… meu coração, novamente, transborda de orgulho e gratidão.

Quem está na escola, ensinando e aprendendo, sabe que os últimos tempos não foram fáceis, talvez os mais difíceis da nossa história, o que intensificou uma emoção que eu tenho sempre, todos os anos e, principalmente, nestes últimos, que só quem vive a escola pode ter: a emoção de escrever “Feliz Dia dos Professores” com todo o sentimento do mundo.

Escrevo com a certeza de que falo de pessoas que transformam, participo do testemunho diário da trajetória de vida e trabalho de quem se dedica e se supera, tenho o privilégio de conviver com gente que gosta de gente e acredita na mudança pelo conhecimento e pelo afeto.

Insubstituíveis, brilhantes e inspiradores, a vocês eu desejo: Feliz dia dos Professores! E acreditem: dias melhores virão!

Iolanda De Benedetto

Diretora do ESI Colégio São José