“Na última sexta-feira tive uma experiência que me marcou muito. Mais uma vez visitei o ESI Colégio São José, que fica em Santo André, a convite da querida Deborah Molina, bibliotecária de lá. Dessa vez, a visita iria ser diferente: eu não iria falar sobre meus livros, mas iria participar do primeiro encontro do Clube do Livro organizado pelos alunos.
Puxa, foi mais legal ainda! Todos os participantes estavam lá, fora do horário de aula, interessados em contar sobre o que estavam lendo e dividir as sensações com os colegas. Eu também tive essa missão! Como é importante a gente dialogar sobre livros, literatura ou qualquer tipo de arte, não é? A conversa passou a ser sobre os sentimentos de todos, sobre fantasia e realidade, num debate respeitoso, onde todos queriam falar e ouvir ( jovens leitores de diversas idades em uma mesma conversa, trocando ideias, concordando, discordando!). Foi incrível! Saí inspirado, com desejo de cruzar com mais iniciativas como essas! Certamente, é isso que vai transformar muita coisa. Parabéns a toda a coordenação do São José por apoiar a iniciativa dos alunos. Parabéns para a Sofia, que levou a proposta para a coordenação e todos seus amigos que a apoiaram e fazem parte da comissão do projeto. E a Deborah, guardiã dos livros da escola, sempre cheia de entusiasmo no fazer as história chegarem (e encantarem) aos alunos. Vida longa! “
Nascido em São Paulo, Caio Tozzi é escritor, jornalista e roteirista. Autor dos livros: O SEGREDO DO DISCO PERDIDO – UMA AVENTURA DO CLUBE DA ESQUINA ( livro adotado no 4º ano do fundamental I ) ; Tito Bang!; Procura-se Zapata e Boa Sorte, Dante!
#vivaaliteratura #literaturainfantoujuvenil #éissoquevaitransformar