Desenvolver habilidades socioemocionais como expressar sentimentos, ter empatia, pedir mudança de conduta do outro, aprender a dizer não e lidar com críticas são exemplos de comportamentos que podem ser desenvolvidos e aprimorados ao longo da vida.
Na Educação Infantil, o propósito é ajudá-los a iniciar a jornada para identificar emoções e “conversar” com elas!
No Ensino Fundamental I, observar como me expresso e manifesto minhas emoções e como posso ampliar o meu compromisso com o sentimento do outro são peças-chave para o autoconhecimento e o desenvolvimento da empatia.
Por meio de jogos, rodas de conversa e dinâmicas com situações práticas para o exercício de se colocar no lugar do outro, no Ensino Fundamental II o desenvolvimento de habilidades socioemocionais faz parte do cotidiano, presente em todas as ações. Nas Atividades Diversificadas, que envolvem todos os componentes curriculares, temas como Empatia, Não à violência e Saúde Emocional são trabalhados do 6º ano do EFII ao 3ºano do Ensino Médio, com a mediação dos professores.
No Ensino Médio as rodas de conversa também se destacam, com encontros semanais, o “Gubinha’s” abre espaço para discussão sobre temas importantes como ansiedade e depressão, relações abusivas e banalidade do mal.
Os sentimentos são gerados por emoções e sentir emoção significa ter sentimentos, todas as emoções devem ser consideradas, por isso “como” olhar para cada uma delas e lidar com os impactos que causam faz toda diferença. Por uma vida melhor, por um mundo melhor!