Berçário: qual a importância?

Em cenários novos, como os causados pela pandemia que trouxe mudanças nas rotinas e funcionamento das famílias é normal se questionar se é o momento certo ou não de iniciar as crianças na escola. “Mudanças abruptas geram insegurança e medo” afirma Renata Ishida, psicóloga e coordenadora pedagógica de conteúdo do LIV – Laboratório Inteligência de Vida, em uma matéria sobre a regressão de comportamento das crianças no período de quarentena para o portal Bebe.com¹, e é assim que a maioria das pessoas se sentem com a tentativa de normalização das rotinas.

Mas quando falamos de iniciar a vida escolar das crianças é preciso levar em consideração a importância deste ato no desenvolvimento delas. O berçário é muito além do espaço onde as necessidades biológicas das crianças são cuidadas, mas também é responsável por todos os requisitos para que a criança se sinta acolhida e desenvolva suas habilidades e capacidades, e tenha suas necessidades individuais atendidas.

Para tanto é necessária uma estrutura física com um ambiente estimulador e acolhedor, e prática pedagógica que realize a estimulação psicomotora e psicológica, dando base para a experimentação e descoberta do mundo.

O brincar é uma ferramenta essencial de aprendizado para os bebês, se fazendo fundamental uma boa escolha dos brinquedos e materiais de estimulação oferecidos. Além da rigorosa seleção dos materiais ofertados aos bebês, são estabelecidas rotinas estruturadas, incentivada a exploração e interação entre iguais, socialização e aprendizado em ambiente acolhedor e seguro.

No berçário o bebê está em constante e atento cuidado, com higiene com os materiais de uso individual, lembrando que o ESI Colégio São José segue todos os cuidados presentes no Guia de Biossegurança para prevenção do COVID-19.

Entre em contato para saber mais sobre a estrutura e funcionamento do nosso berçário e agendar uma visita para conhecer as nossas instalações.

A Educação Infantil no ESI Colégio São José conta com o Programa LIV – Laboratório de Inteligência de Vida para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Saiba mais da matéria do LIV para o Bebe.com em: https://bebe.abril.com.br/familia/o-comportamento-do-seu-filho-pode-regredir-na-quarenta-saiba-como-lidar/